A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) se solidariza com a família e amigos de Alysson Paolinelli, ex-ministro da agricultura, pelo seu falecimento, ocorrido nesta quinta (29.06), Belo Horizonte (MG).
Paolinelli é considerado o Pai da Agricultura Brasileira. Foi um dos responsáveis pela introdução de novas tecnologias no campo, o que gerou ganhos extremamente relevantes para o setor. O ex-ministro também tinha um enorme comprometimento com a segurança alimentar mundial.
O ex-ministro teve um papel fundamental na transformação de Minas Gerais, uma referência mundial na produção de café. Seu trabalho incansável e expertise foram essenciais para o crescimento e aprimoramento dessa indústria. Formado em Agronomia, Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), trabalhou na Secretaria de Agricultura de Minas Gerais nos anos 70, quando foi reconhecido como um dos maiores produtores de café do País.
Também foi um dos responsáveis pela modernização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Foi indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021 e 2022, uma honra apresentada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) ao comitê do prêmio.
Alysson Paolinelli será lembrado por suas contribuições inestimáveis à agricultura e por sua incansável busca por um mundo mais sustentável e seguro em termos alimentares.