O 28ª Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ) foi um momento não só de conexão, mas também de educação, com palestras sobre os mais diversos temas do mundo cafeeiro e a Arena do Conhecimento, onde vários cursos foram ministrados.
Mas, não foi somente o café o destaque das apresentações, temas que podem auxiliar o segmento cafeeiro, como marketing e ferramentas de exportação, foram apresentadas, com falas de especialistas como Walter Longo, publicitário e administrador de empresas, e de Pedro Henrique Netto, Analista de inteligência de mercados da Apex Brasil, agência de exportações.
[David Fiss debate sobre as tendências de consumo do café no 28ª ENCAFÉ]
Novidades para o Marketing
No segundo dia da programação, Walter Longo conversou com os presentes sobre o futuro do marketing. Na visão do especialista, estamos, finalmente, saindo da “Idade Média”, onde a comunicação trata o público de maneira massificada, sem a devida segmentação, para a “Idade da Mídia”, onde os consumidores devem ser vistos de maneira mais individualizada: “É preciso ter coragem de enfrentar paradigmas. Mudança é o único estado permanente e muitas práticas devem ser revistas”, afirmou Longo. Esse momento, segundo o especialista, representa uma nova chance de posicionamento local e global.
Para exemplificar o conceito, o palestrante colocou as mudanças em como as pessoas se informam. Se antes, elas dependiam de um jornal, que apresentava todas as informações sem muita profundidade e da mesma maneira, atualmente, a internet permite que cada um possa ter acesso às informações dos mais variados tipos, sem depender de uma só fonte.
O mesmo vale para o marketing, que, hoje, apresenta um alto grau de customização, não mais se baseando na média do público, mas se preocupando em atender desejos e vontades individuais: “As mídias mimaram e valorizaram os indivíduos, e isso mudou o consumidor. A indústria precisa pensar em uma maneira de construir uma customização em massa”, declarou.
Uma das maneiras de conquistar esse feito acontece por meio do valor agregado, tornando o produto uma experiência para além do consumo, capaz de mobilizar os clientes: “Não podemos seguir tratando todos da mesma maneira, é preciso pensar em produtos conectados.”
Ele apresentou também a ideia de Aducation, a combinação entre advertising (propaganda) e education (educação): “Educar o consumidor se tornou necessário. Toda empresa no futuro será educadora, um agente de transformação”.
Apex Brasil mostrou seus serviços de exportação
Encerrando as apresentações do dia, Pedro Henrique Netto, Analista de inteligência de mercados da Apex Brasil, agência de exportações, dissertou sobre os serviços no catálogo da empresa, para ajudar industriais a levar seus produtos para o exterior: “Queremos ajudar os empresários com informações qualificadas, de modo a aprimorar a tomada de decisões”.
A entidade oferece um mapa de oportunidades, mostrando quais países necessitam de quais comoddities, além de uma série de estudos sobre questões regulatórias, onde as empresas podem entender melhor, por exemplo, as medidas sanitárias requisitadas por cada nação: “Com essas ferramentas, os industriais cafeeiros podem expandir o seu mercado”, concluiu Netto.
Redação: Usina da Comunicação