No Jornal do Café, já abordamos o quanto a bebida pode ser uma excelente aliada na hora da realização de exercícios físicos. Os praticantes se beneficiam de substâncias presentes no café, como vitaminas, potássio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, compostos antioxidantes e diversos outros minerais, melhorando o desempenho físico, além da famosa capacidade energética da bebida, dando disposição para encarar os treinos.
Algumas combinações prometem tornar os efeitos ainda mais potentes, como café e limão, embora não exista base científica para isso. Mas, outras misturas encontram respaldo na ciência, como a adição de bicarbonato de sódio na xícara.
A ação do café com bicarbonato de sódio
Em 2015, cientistas da Universidade de Copenhagen decidiram investigar os efeitos dessa combinação no corpo humano. No estudo, 12 participantes foram divididos em dois grupos, enquanto uns ingeriram 400 mg de cafeína e 30g de bicarbonato, outros receberam placebo. Cerca de 60 minutos depois, foram submetidos a um teste físico cientificamente validado.
[Dia Mundial da Obesidade: saiba como o café pode ajudar]
Ao analisarem os resultados, os pesquisadores notaram uma melhora de aproximadamente 23% no teste físico dos que consumiram a combinação em relação àqueles que não o fizeram. Isso aconteceu, pois as duas substâncias agem de maneira diferente sobre a fadiga. A cafeína, por ser estimulante, retarda o cansaço, agindo no sistema nervoso diretamente, já o bicarbonato neutraliza o ácido lático, responsável pelo desgaste muscular. As conclusões foram publicadas no Journal of the International Society of Sports Nutrition.
É importante lembrar que a orientação de um profissional da área é fundamental para o uso de tais recursos. Apenas eles conseguem avaliar indicações ou contra indicações para cada pessoa.
Bicarbonato pode ajudar com acidez
O café apresenta, naturalmente, um pouco de acidez, o que pode gerar alguns desconfortos em pessoas com estômagos mais sensíveis. O bicarbonato pode ser uma maneira de suavizar essa propriedade, devido a sua capacidade de neutralizar substâncias ácidas. Entretanto, tenha cuidado com a quantidade, pois, em excesso, ela pode tornar a bebida salgada. O recomendado é 1/4 de uma colher de chá na xícara já pronta, de modo a não alterar o sabor do alimento.
Redação: Usina da Comunicação