A cerimônia de premiação da 22ª edição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, realizada anualmente pela ABRE , homenageou as embalagens que se destacaram em 2022 como ícones de excelência no mercado brasileiro, ressaltando atributos como inovação, funcionalidade, qualidade, apelo de venda, atratividade, sustentabilidade e competitividade.
[O que o consumidor precisa ficar atento na hora de comprar café?]
Ao todo, foram três categorias: Ouro, Prata e Bronze, empresas filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) se destacaram em todas. Confira abaixo:
Categoria Ouro
3Corações – Portinari
A marca 3 Corações lançou uma linha de cafés inspirada nas obras do pintor brasileiro Candido Portinari: Peneirando Café (1957), Meninos Soltando Pipas (1947) e Café (1942). A novidade chega para enaltecer as riquezas da cultura brasileira, unindo o café a Portinari. A embalagem com estrutura de 4 soldas nas laterais, além de proporcionar uma melhor estruturação, confere elegância e maior área de exposição da obra de arte.
O grão inspirou o artista em suas obras, ele pintou 257 quadros que retratam o dia a dia de um cafezal. A 3Corações convida o público a conhecer mais da vida do pintor, e disponibilizou um QR Code no rótulo com informações sobre sua vida.
Categoria Prata
Nescafé Origens
As artes dessa embalagem comunicam qual a árvore dá origem ao , além da pegada de carbono neutro. Ela visa transmitir atributos do grão considerando a sustentabilidade da embalagem, com dizeres remetendo o uso de papel, indicando a origem do produto, como as famílias que os cultivaram.
O rótulo simboliza tempo da natureza e cuidado para a produção do café. Os principais diferenciais estão relacionados ao produto ser acondicionados em lata (único e nacional), rompe código tradicional e propõe embalagens com menor agressão ambiental.
Categoria Bronze
Nescafé Origens do Brasil Colmeia
A embalagem hexagonal reflete os dois temas centrais do produto: as abelhas e a sustentabilidade. O formato remete os favos de mel, faz a conexão com as colmeias, otimiza o aproveitamento dentro da embalagem, reduz o espaço vazio e aumenta a eficiência no transporte. A ideia é que o recipiente reutilizável se torne um vaso para plantas e ajude a trazer o público para dentro da história, já que as abelhas precisam de flores para se alimentar e, a partir desse gesto, todos podem colaborar com elas no ciclo produtivo do mel.
Redação: Usina da Comunicação