Café a laser: inovação promete cold brew em até 3 minutos

Desenvolvida na Alemanha, tecnologia torna cold brew mais prático

café a laser
Crédito: Divulgação
13/09/2022
Publicado em

Coado, expresso, em cápsulas, a frio. Existem várias maneiras de se degustar um bom café. Mas, a indústria sempre busca novas formas de tornar a vida do consumidor mais prática e pensa em novas formas de se fazer a bebida, seja em casa ou nas cafeterias.

Os pesquisadores da Universidade Duisberg Essen (UDE), na Alemanha, descobriram uma nova maneira de produzir cold brew, utilizando de tecnologia laser para fazer em três minutos o que, em geral, demora 24 horas.

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Cold brew feito rapidamente

Normalmente, o café frio necessita que os grãos fiquem em contato com a água gelada por, pelo menos, um dia antes de serem consumidos. O resultado é uma bebida refrescante com o sabor típico do grão, mas cujo processo demorado dificulta o consumo mais cotidiano da receita.

Já o método alemão, garante os mesmos resultados em um menor espaço de tempo. O processo de extração utiliza uma técnica chamada de síntese e processamento de coloides a laser – método que separa sólidos metálicos em soluções solventes. Para isso, foi utilizado um Nd:YAG, um dispositivo de emissão laser de estado sólido. Anna Rosa Ziefuss, engenheira química responsável pelo estudo explica: “Nós pulsamos esse laser através da solução de café moído misturado com água, cerca de 80 mil vezes por segundo durante três minutos, aumentando a temperatura em apenas alguns graus”.

A acidez ficou praticamente idêntica na comparação com o café a frio tradicional e muito menor do que a bebida quente. Já o aroma ficou entre a extração a frio e café coado com água quente. Agora, os níveis de cafeína ficaram mais próximos do café quente, e a principal característica do cold brew é a presença elevada de cafeína. As pesquisadoras afirmam que pretendem testar o laser com outras bebidas e buscam aprimorar o processo.

Empresa brasileira quer popularizar o cold brew

A BrewZ, empresa fundada pelo empresário carioca Gustavo Palombini, pretende popularizar a bebida no varejo a inserindo no cotidiano dos brasileiros: “Quero que a Brewz seja uma parceira das pessoas que buscam uma fonte de energia natural para o dia a dia”, afirma o empreendedor. O foco é alcançar jovens que consomem energéticos, mas que gostam de café e prezam por produtos saudáveis, sem conservantes e com baixa caloria.

Produção de conteúdo: Usina da Comunicação.

Com informações do Canal Tech.

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