Na última terça (10/08), na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, foi realizada reunião da Diretoria e Associados do Sindicato da Indústria de Café do Espírito Santo (SINCAFÉ). O encontro contou com a presença do Governador Renato Casagrande, autoridades estaduais e municiais, além de importantes parceiros da indústria de café capixaba.
A convite do presidente do SINCAFÉ, Egídio Malanquini, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) participou da reunião tendo sido representada pelo Diretor executivo Celírio Inácio, que abordou o Padrão Oficial de Classificação do Café Torrado, criado pela Portaria SDA nº 570/22, do Ministério da Agricultura. O Diretor comentou que, desde o início, o posicionamento da ABIC tem sido no sentido de não medir esforços para o combate à fraude e a garantia da qualidade do café oferecido ao consumidor. Inácio afirma: “Só não pode onerar demasiadamente ou resultar em fiscalização exacerbada daqueles que trabalham com seriedade”.
Já Felipe Lélis Moreira, advogado para relações governamentais da ABIC realizou palestra sobre as novas regras de rotulagem que serão obrigatórias para a indústria de café. Moreira também destacou as diferentes ações de capacitação que a entidade tem promovido, entre elas a série de webinars do projeto ABIC EDUCA, que esclarecerem questões relativas ao impacto da Portaria nº 570/22 para os torrefadores de café. Outra relevante contribuição da ABIC, lembrada pelo advogado, foi a publicação de um informativo contendo perguntas e respostas sobre o conteúdo da norma do Ministério da Agricultura. Associados da ABIC podem entrar em contato com o administrativo da entidade para acessar os conteúdos.
Homenagem a um dos fundadores do Selo de Pureza ABIC
A reunião contou com um momento especial, uma homenagem do SINCAFÉ ao José Guilherme Lima, do Café Campeão, pelos relevantes serviços prestados à indústria de torrefação e moagem de café. Dentre as contribuições do homenageado para o setor, foi destacado seu papel na criação do selo de pureza da ABIC, lançado em 1989.
Produção: Dr Felipe Moreira
Edição: Usina da Comunicação