Poucas sensações são tão prazerosas quanto preparar e tomar um café bem quentinho. O que muitas pessoas não sabem é que a borra, o pó que sobra após a bebida ser coada, possui muitas utilidades, desde adubo para as plantas a cuidados com a pele. O Jornal do Café separou algumas dicas para que os seus leitores possam reaproveitá-la!
Proteção e saúde para as plantas
Considerada um ótimo adubo, a borra potencializa o crescimento e o desenvolvimento das plantas devido a sua composição mineral. O ideal é misturar duas porções de terra com uma de borra, respeitando o período mínimo de quatro dias para o material ser decomposto.
Além disso, o material orgânico possui outras duas vantagens para a flor: ajuda no processo de compostagem, já que ele conserva a temperatura e umidade, e funciona como um excelente repelente de insetos quando aplicado nas folhas e no solo.
Leia mais – Saiba como armazenar o pó de café corretamente
Cuidados com a pele
A borra do café é um esfoliante natural para a pele. O atrito estimula a remoção da pele morta e combate o envelhecimento precoce. Além disso, o seu poder anti-inflamatório deixa o tecido mais relaxado.
Outra vantagem é o combate à acne. Após ser utilizada como esfoliante, ela promove o rejuvenescimento da pele e abre caminho para que a cafeína estimule a circulação sanguínea. Dessa forma, a pele se regenera mais rápido, o que diminui a oleosidade e, consequentemente, a acne.
Auxílio na limpeza doméstica
Surpresos com a quantidade de utilidades que a borra do café possui? Calma que ainda tem mais. Afinal, a sua característica abrasiva é ótima para remover o acúmulo de sujeiras e auxiliar na limpeza doméstica.
As suas propriedades antibacterianas e antivirais são excelentes na higienização de pias, panelas e grelhas. Porém, é necessário ter cuidado na hora de utilizá-la, não sendo recomendado o uso da borra em qualquer produto ou superfície, pois ela pode causar manchas.
E aí, gostou das dicas? Acompanhe o Jornal do Café e fique ligado nas novidades sobre a bebida mais amada do Brasil!
—