Ecossistema ABIC: Casa Santa Luzia ganha unidade do projeto que reduz custos de logística reversa

O coletor recebe cápsulas de café e multibebidas pós-consumo de todas as marcas

Coletor de cápsulas ABIC
Crédito: Pixabay
02/12/2021
Publicado em

O Ecossistema ABIC, coletor que permite ao consumidor descartar todas as cápsulas de café e multibebidas pós-consumo, ganhou mais uma unidade. Dessa vez, na Casa Santa Luzia, um dos mais tradicionais supermercados situado no bairro Jardins, na cidade de São Paulo.  O Ecossistema ABIC está localizado no estacionamento da loja. 

Após o descarte, as cápsulas serão coletadas por uma cooperativa parceira. Posteriormente, serão destinadas de forma ambientalmente correta, contribuindo para aumentar a circularidade das embalagens e do material orgânico.

A instalação da máquina, realizada em novembro, é um complemento às inúmeras ações de sustentabilidade promovidas pela Casa Santa Luzia, que reúne uma grande variedade de produtos nacionais, importados e próprios. 

Saiba como funciona o Ecossistema ABIC

O Ecossistema ABIC é uma parceria com a empresa Cognitivos Inteligências de Mercado (CIM). O seu objetivo principal é reduzir os custos de logística reversa e a descaracterização, que são muito elevados,  buscando aumentar a participação dos pequenos e médios Associados, permitindo que esses fabricantes se envolvam no movimento da reciclagem a custos mais acessíveis. 

Através da iniciativa, a ABIC consegue ter acesso aos volumes brutos coletados diariamente, além de informações sobre a destinação ambientalmente correta dos resíduos. Outra vantagem é que as marcas parceiras irão conseguir preços diferenciados nos serviços dos Coletores Inteligentes CIM

A interação com o equipamento é feita através de um aplicativo, o que minimiza o contato dos usuários com a máquina. Para acessar a interface do sistema, basta fazer o download do aplicativo CIM BANK, que já vem com o CIM MARKETPLACE integrado. 

Após depositar as cápsulas usadas na gaveta, o assistente virtual irá informar o resultado, cujo usuário poderá  validar, e um QR Code surgirá na tela. 

No último passo, é só fazer a leitura do QR Code e concluir o processo. Depois que os pontos virtuais forem cadastrados no CIM MARKETPLACE, o cliente poderá trocá-los por inúmeros produtos ou  descontos em parceiros.

Motivos para os Associados ABIC apostarem no projeto

Existem inúmeras maneiras pelas quais os Associados ABIC podem participar do Ecossistema ABIC. Além de potencializar a sustentabilidade, é uma maneira eficiente de educar a população e os consumidores da marca sobre o descarte adequado das cápsulas.

Os interessados em participar devem entrar em contato com o setor de projetos através do seguinte e-mail: monica@abic.com.br.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: