O café é um dos alimentos mais versáteis que existe. Amplamente estudado pela medicina por causa dos seus benefícios para a saúde, o grão também se tornou um grande aliado nos cuidados com a pele. Por ser antioxidante, anti-inflamatório e vasodilatador, ele ajuda a neutralizar os radicais livres e manter o tecido cutâneo mais firme.
A cafeína, uma das principais substâncias encontradas em sua composição, também ajuda nesse processo. Ela auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, estimulando a sua regeneração e revitalização. Por isso, a sua ingestão é altamente recomendada para quem deseja uma pele mais bonita e saudável.
Hidratação e proteção
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o óleo do grão verde e o da borra do café, muito utilizados em produtos da indústria farmacêutica, ajudam a hidratar e a proteger a pele.
Tal fenômeno acontece porque eles são ricos em polifenóis, triacilgliceróis, esteróis, tocoferóis, anti-inflamatórios e antioxidantes. Essas propriedades estimulam a produção de colágeno e elastina, o que deixa a pele menos exposta aos raios solares e garante mais elasticidade e resistência.
Combate à acne e eliminação da pele morta
A borra do café, que nada mais é do que o pó do café após ser coado, funciona como um ótimo esfoliante para a pele. O atrito estimula a remoção da pele morta e combate o envelhecimento precoce. Além disso, o seu poder anti-inflamatório deixa o tecido mais relaxado.
Outro benefício do alimento para a pele é o combate à acne. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse problema atinge mais de 90% dos adolescentes e 56,4% da população adulta. A borra de café, após ser utilizada como esfoliante, promove o rejuvenescimento da pele e abre caminho para que a cafeína estimule a circulação sanguínea. Dessa forma, a pele se regenera mais rápido, o que diminui a oleosidade e, consequentemente, a acne.
Leia mais – Como o consumo do café auxilia na prática esportiva?
Proteção solar
A versatilidade do café é realmente surpreendente. Um estudo desenvolvido em conjunto pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara e pela Universidade de Lisboa concluiu que ele pode ser utilizado para prevenir os efeitos negativos dos raios emitidos pelo sol. Os pesquisadores desenvolveram um protetor solar à base de óleo da borra café e do grão verde que consegue elevar o fator de proteção solar de um creme, sem a necessidade de aumentar a quantidade de produtos químicos, de 15 para 35.
Agora, que você já leu sobre os cuidados estéticos, o que está esperando para testar e comprovar a sua eficácia? Mas lembre-se: antes, é sempre importante consultar um especialista.
Acesse o Jornal do Café para mais dicas e curiosidades. Confira!