As vendas dos supermercados surpreenderam em maio. Entre todos os segmentos da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, eles são o único a registrar alta sobre o mesmo período do ano passado. Segundo Isabela Tavares, economista da Tendências Consultoria, o resultado reflete um impacto maior que o esperado do auxílio emergencial e também o consumo menor de alimentos fora do domicílio.
As vendas dos supermercados aumentaram 7,4% em maio, sobre abril, quando caíram 11,5% sobre março. “Foi a maior surpresa. O segmento já mostra volume de vendas acima do período pré-pandemia. O auxílio emergencial bateu forte na massa de renda ampliada, o que tem ajudado no consumo de gêneros de primeira necessidade”, afirma.
A massa ampliada disponível (que desconta o pagamento com Imposto de Renda e contribuições previdenciárias) cresceu 0,9% em maio na variação anual, diante do aumento da massa do Bolsa Família e da massa do INSS, com a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas, compensando a queda da massa de renda do trabalho.
*Trecho de conteúdo do Portal NewTrade. Leia na íntegra em https://newtrade.com.br/varejo/supermercados-devem-elevar-projecoes-do-varejo-no-ano-diz-tendencias/