Em um ano marcado pela pandemia e o seu impacto no comportamento dos brasileiros, o café se tornou um dos artigos mais lembrado como item essencial
A 30ª edição da Folha Top of Mind, referente ao ano de 2020, acaba de revelar seus vencedores. A pesquisa nacional do Datafolha, que aponta as marcas que mais se fazem presentes na cabeça dos brasileiros, foi impactada pela quarentena e a consequente transformação no comportamento dos consumidores. Na categoria Máquina de Café, a 3Corações conquistou o primeiro lugar, com 9% das menções espontâneas, seguida por Nespresso e Dolce Gusto, que pertencem ao grupo Nestlé, cada uma com 6%.
Na categoria Top Destaques Regionais, o café foi o produto mais citado pelos habitantes da região Norte durante a pandemia. Duas marcas que fazem parte do quadro de associados da ABIC dividem o primeiro lugar. Uma delas é o Grupo Maratá, que atua desde os anos 60 no mercado, e se mantém há mais de 20 anos entre os cinco melhores do ranking nacional da ABIC. O café Santa Clara, pertencente ao Grupo 3Corações, também encabeça a lista. Possui uma participação de mercado de 36% no varejo da região, de acordo com dados da Nielsen.
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) parabeniza todas as marcas citadas pela importante conquista e reforça o orgulho que sente em ter cada uma delas no seu quadro de associados. A entidade também reitera o seu compromisso em promover a indústria cafeeira nacional, bem como continuar se esforçando para educar o consumidor e manter a qualidade elevada do café produzido no Brasil.