7ª edição do Festival Santos Café contou com apresentação da ABIC

Festival Santos Café teve apresentação da ABIC sobre novas tendências de mercado

Festival Santos Café tem participação da ABIC
Crédito: Prefeitura de Santos
14/07/2022
Publicado em

Entre os dias 8 e 10 de julho, a cidade de Santos recebeu o 7º Festival Santos Café. Foram mais de 70 atrações durante os três dias de evento, onde os visitantes puderam participar de degustações dos mais variados tipos de café, oficinas gastronômicas, visitas monitoradas, exposições, curtir uma boa música e, ainda, contar com opções de entretenimento também para o público infantil. Segundo a Prefeitura de Santos, mais de 50 mil pessoas passaram pelo Festival e 48 mil copinhos de café foram distribuídos.

Os participantes tiveram a chance de observar um pouco da história do local, que contou com uma exibição de dois mil itens, como xícaras e bules do século XIX, móveis e utensílios domésticos de décadas passadas e outras peças raras. As palestras também fizeram parte da programação e trataram da  origem do café de qualidade, as mudanças no consumo da bebida e dicas de barista.

[1º Encontro Brasileiro de Degustadores apresenta visão ampla do setor cafeeiro]

Festival Santos Café teve apresentação da ABIC

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) não poderia deixar de marcar presença em um evento relevante como o Festival Santos Café. Mônica Pinto, Coordenadora de projetos da Associação, ministrou, no dia 9, a palestra intitulada “Novas Tendências de Consumo de Café”. Para a Coordenadora, o evento é uma ocasião importante: “É uma oportunidade de divulgar as qualidades dos cafés do Brasil e seus programas de certificação. Levar conteúdo mas também trocar experiência, além de poder ouvir o consumidor final”.

Na apresentação, a versatilidade do alimento foi destacada a partir de dados colhidos na pesquisa “Perfil do Consumidor do Café que busca qualidade, realizada em parceria com a São Paulo Coffee Hub. No estudo, os participantes afirmaram utilizar a bebida para diversas atividades durante o dia, seja de modo rotineiro, durante o trabalho e para estudar, por exemplo, ou em momentos mais especiais, como uma conversa entre amigos e familiares.

Importância da certificação

Mônica também reforçou a importância das certificações como uma maneira de promover o consumo de qualidade entre o público: “É por meio delas que sabemos que o produto está em conformidade, além de mostrar que café não é tudo igual.”

A ABIC desenvolveu tecnologias para que o consumidor tenha mais informações no momento da compra, como o ABICafé, que permite atestar a qualidade do café imediatamente, através de um QR code.

Em novembro, indústria se reúne no ENCAFÉ

A 28ª edição do ENCAFÉ será realizada entre os dias 23 e 27 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca.

O evento é um encontro tradicional que reúne membros de todas as áreas da cadeia produtiva cafeeira e dos mais variados portes. Os participantes terão conteúdos exclusivos sobre o cenário político e econômico, perspectivas do mercado de café, varejo, consumo, qualidade e sustentabilidade. Somado a isso, os presentes terão acesso à Arena do Conhecimento, com cursos, workshops, degustações orientadas e atividades para enriquecer o conhecimento.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site da ABIC. Em caso de dúvidas, interesse em participação ou informações adicionais, entre em contato através do e-mail monica@abic.com.br. Fique atento ao Jornal do Café e acompanhe futuras atualizações sobre o evento, como lista de palestrantes, expositores e programação.

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: