O evento, que também celebra os 50 anos da Associação, é um dos mais relevantes do setor
O hotel Vila Galé Alagoas, localizado na Barra de Santo Antônio, a 40 km da capital Maceió, foi palco da abertura do 29º Encontro Nacional da Indústria de Café (ENCAFÉ), considerado um dos mais relevantes eventos anuais do mercado de café do Brasil. Organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), e com patrocínio do SEBRAE, o encontro promove
discussões sobre o futuro do segmento, apresenta análises de mercado, promove networking e, ainda, celebra os 50 anos de atuação da Associação. Além disso, recebe a etapa final do 1º Campeonato Brasileiro de Blends de Café.
Em sua fala de abertura, Pavel Cardoso, Presidente da ABIC afirmou:
“este é um ENCAFÉ especial, onde celebramos os 50 anos da ABIC. Não me canso de reiterar os feitos da entidade, que transformou de maneira impactante a categoria dos cafés no Brasil. Temos, aqui, todo um cenário estruturante sendo construído para iniciarmos uma nova jornada rumo aos próximos 50 anos, e alcançarmos o mundo com os cafés produzidos e industrializados aqui. Dessa forma, reforçamos o Brasil como verdadeira potência global do café nas lavouras e nas exportações. Além disso, estamos em um momento marcante com o lançamento do Selo Especial e o Novo Protocolo de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados ABIC”.
Pavel destacou também o Projeto Gôndola Certificada, que a ABIC está desenvolvendo em parceria com as principais entidades do varejo, para segmentar e valorizar a comercialização do café neste importante canal de venda.
O Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, prestigiou a abertura do evento e ressaltou a importância do segmento:
“encontrei neste setor a rastreabilidade do café, o que é espetacular. Precisamos, cada vez mais, mostrar isso ao mundo. Vamos juntos! Cada xícara de café que é vendida no mundo, é uma oportunidade gerada. Tenham em mim, e no Governo Federal, a certeza de uma parceria para continuar perpetuando a força do café no Brasil e no mundo. Parabéns a ABIC e a todos os envolvidos neste evento. Vocês fazem deste setor um grande exemplo para o mundo”.
29º ENCAFÉ é neutro em emissão de carbono
Seguindo um dos pilares mais importantes da ABIC, a sustentabilidade, a edição de 2023 do encontro é neutra em emissão de carbono. O projeto é encabeçado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Por meio da Reservas Votorantim, a Companhia irá compensar as emissões de carbono geradas pelo evento, realizando o plantio de mudas de árvores no Legado Verdes do Cerrado, reserva privada de propriedade da CBA com 32 mil hectares e localizada em Niquelândia (GO).