19º Concurso Nacional ABIC de Qualidade: prazo para inscrições é estendido

Concurso Nacional ABIC de Qualidade estende prazo de participação

concurso nacional ABIC
Imagem: Divulgação
24/08/2022
Publicado em

Em maio, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) abriu as inscrições para o 19º Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café – Safra 2022, que ocorrerá até novembro. A atividade visa incentivar a produção de alta qualidade, estimular as melhores práticas agrícolas e a sustentabilidade. Outras propostas também são promover as regiões produtoras de café no Brasil, agregar valor ao produto, divulgar a diversidade de sabores e aromas da cafeicultura nacional junto aos consumidores. Tudo isso com o objetivo de gerar valor para toda a cadeia, da produção ao consumo.

Os interessados em participar ganharam mais tempo para enviar as suas amostras, pois o novo prazo para mandar as fichas de inscrição é até o dia 15 de setembro. Lembrando que o cadastro deve ser feito de duas maneiras: 1ª) preenchimento de formulário on-line disponível no site da ABIC, e 2ª) por meio de uma ficha impressa, que deve ser enviada com a amostra à sede da Associação. Os documentos estão acessíveis pelo site portal da Instituição com todos os detalhes. Não serão aceitas candidaturas que entregarem apenas uma das fichas.

[ABIC Coffee Run 2022: etapa de Minas Gerais é adiada]

Os outros prazos do Concurso também foram alterados. As provas com a Comissão Julgadora, agora, se estenderão para primeira quinzena de outubro, com a divulgação do resultado sendo anunciado no dia 14 do mês. O leilão será conduzido nos dias 17 a 19, e o anúncio dos vencedores será no dia 20. Os prêmios para os produtores com maior nota nas categorias arábica e canéfora, além dos campeões das categorias Ouro Arábica, Ouro Canéfora e Diamante no leilão, serão entregues durante o 28º ENCAFÉ, em data a ser divulgada.

Concurso terá repescagem para leilão

Uma mudança nessa edição do Concurso está na avaliação dos produtos que estarão aptos a participar do leilão. Agora, os lotes que atingirem notas acima de 8,0 pontos na classificação final estarão automaticamente habilitados a participarem do leilão, por meio do processo de repescagem, limitando-se a dois microlotes, campeão e vice, por origem. Os lances podem ser dirigidos para qualquer produto, campeões ou não.

Mudanças nos valores dos lances

A nova regulamentação estipula mudanças para os lances em cada espécie de grão. O lance mínimo dos cafés Coffea canephora será de 70% acima da cotação Cepea/Esalq do dia anterior a abertura do leilão, enquanto de Coffea arabica, permanece 70% acima da cotação B3 do dia prévio.

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: