Entenda como o café pode auxiliar na prevenção e no combate aos diferentes tipos de câncer

Além de saborosa, a bebida é bastante eficaz para diminuir o risco de progressão da doença, segundo estudos.

maos segurando uma xícara de café
Crédito: Freepik
10/06/2021
Publicado em

O café é uma excelente companhia para começar o dia. Além de dar ânimo e gerar prazer, ele é um ótimo aliado para aqueles que desejam manter um estilo de vida saudável sem abrir mão de uma dieta saborosa. 

Você sabia que a bebida pode auxiliar na prevenção e no combate a diferentes tipos de câncer? Isso acontece, pois os seus componentes possuem características antioxidantes, anti-inflamatórias e sensibilizantes à insulina, importantes para inibir o avanço da doença. 

Câncer colorretal e de próstata

Um estudo realizado pela entidade norte-americana Dana-Farber Cancer Institute, mostrou que o consumo diário de café diminuiu o risco de progressão do câncer colorretal e aumentou a sobrevida de mais de mil pacientes durante cinco anos. 

Já uma pesquisa da instituição chinesa China Medical University, constatou que a ingestão regular do alimento pode ajudar no combate ao câncer de próstata e está diretamente ligada à queda de 16% do risco de morte por esta causa, além de reduzir cerca de 12% a possibilidade de seu surgimento. 

Câncer de mama

No combate ao câncer de mama, responsável por 627 mil mortes anuais, de acordo com dados de 2018 divulgados pela Pfizer, a bebida também pode auxiliar na prevenção. O Estudo Europeu de Investigação Prospectiva em Câncer e Nutrição (Epic Study), que analisou durante mais de uma década 335 mil mulheres de dez países, concluiu que a incidência de câncer de mama foi significativamente menor nas mulheres que bebiam café frequentemente, principalmente após a menopausa. 

Câncer de boca

Outra doença que apresenta resultados positivos quando aliada ao consumo regular de café é o câncer de boca. Ele pode ajudar a evitar o surgimento da doença devido ao seu poder antioxidante, responsável por prevenir e reparar os danos microscópicos por trás do surgimento dos tumores. O nutrólogo Dan Waitzberg, professor da Universidade de São Paulo, explica “que, além dessa ação, moléculas como o ácido cafeico reduzem inflamações e estimulam o suicídio de células malignas”. 

Câncer de fígado

O câncer de fígado, um tipo bastante agressivo ao organismo, também apresentou ganhos que foram identificados pelas universidades de Southampton e Edimburgo. As instituições examinaram dados de 26 pesquisas e constataram que consumidores bebedores de apenas uma xícara por dia tinham 20% menos chance de desenvolver sua forma mais comum. O Estudo ainda identificou que consumir duas xícaras diminui em 35% a probabilidade de que a enfermidade evolua, enquanto aqueles que ingerem cinco xícaras conseguem reduzir esse risco pela metade.

Câncer de pele

A pele, o maior órgão do corpo humano, também pode ser adicionada à lista de beneficiados pelo saboroso alimento. Pesquisas divulgadas pela Universidade de Harvard mostram que mulheres que bebem mais de três xícaras de café por dia apresentaram uma tendência 21% menor de desenvolver carcinoma de células basais quando comparadas com as que ingerem menos de uma por mês. Já no caso dos homens, a redução do risco foi de 10%. O mesmo trabalho também foi feito com voluntários que consumiram a versão descafeinada, mas como os efeitos não foram os mesmos, concluiu-se que os benefícios estejam ligados à cafeína.

Quer conhecer mais benefícios do café para a saúde? Acesse o Jornal do Café!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: